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Caros clientes,

o Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) oficializou, há algum tempo, um plano chamado "Gerência da Porta 25" que pretende bloquear acesso de clientes a porta 25 (SMTP) com o intuito de diminuição de SPAM gerado por vírus. As portas 25 serão exclusivas para enviar mensagens entre os provedores. A partir de novembro/2012, os grandes provedores começaram a colocar em prática este plano. Por isso será necessário mudar a configuração de envio de email de todos os usuários do domínio que ainda estejam utilizando a porta 25 (que é a padrão no OutLook e demais programas).

Para mais informações sobre este assunto, leia as seguintes notícias:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/saiba-como-trocar-porta-do-seu-e-mail-para-bloquear-o-envio-de-spam.html
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/acordo-tenta-diminuir-numero-de-spams-enviados-por-redes-do-brasil.html



Como alterar:

existem duas formas de configurar, com duas portas diferentes, conforme abaixo:

  • Porta 465 - Autenticação SSL ou SSL/TLS
  • Porta 587 - Autenticação TLS ou STARTTLS (não disponível em programas muito antigos)
  • OutLook: Menu Ferramentas -> Contas (ou Configuração de Contas) -> Email -> clicar na conta Alterar/Propriedades -> botão Mais Configurações (no OutLook Office) -> pasta Avançado. No Outlook Express, não há o botão Mais Configurações.
  • Windows Live Mail: selecione a conta na lateral esquerda -> menu Contas -> Propriedades -> pasta Avançado.
  • Thunderbird: menu Ferramentas -> Configurar Contas -> do lado esquerdo, no fim da coluna, Servidor de envio (SMTP) -> selecionar o servidor -> Editar.
  • Macintosh Mail: menu Mail -> Preferences -> selecione a conta na coluna esquerda -> abra a lista em Outgoing Mail Server, clique Edit SMTP Server List -> selecione o servidor -> botão Advanced

    Configurando para Porta 465 com SSL (preferível):

  • OutLook Office: somente versões que possuem uma caixa que permite selecionar entre SSL e TLS, selecione SSL e porta 465
  • OutLook e Live Mail: ative a caixa "este servidor requer uma conexão de segurança (SSL)" e em seguida altere a porta para 465
  • Thunderbird: segurança da conexão: SSL/TLS, porta 465, Modo de autenticação: senha normal (informar email logo abaixo)
  • Macintosh Mail: clique Use Custom Port, porta 465, ative a caixa Use Secure Socket Layer (SSL)

    Configurando para Porta 587 com TLS:

  • OutLook Office: somente versões que possuem uma caixa que permite selecionar entre SSL e TLS, selecione TLS e porta 587
  • OutLook e Live Mail: ative a caixa "este servidor requer uma conexão de segurança (SSL)" e em seguida altere a porta para 587
  • Thunderbird: segurança da conexão: STARTTLS, porta 587, Modo de autenticação: senha normal (informar email logo abaixo)
  • Macintosh Mail: clique Use Custom Port, porta 587, ative a caixa Use Secure Socket Layer (SSL)

    ** Nota: o OutLook e Mail (Mac), ao abrir e tentar enviar email pela primeira vez, irá mostrar uma mensagem que o servidor que você está conectando está usando um certificado que não pode ser verificado. Clique em "Sim" (ou "Conectar"). Isto é normal (pois nosso certificado de segurança é para o servidor e não para cada cliente) e infelizmente não conhecemos uma forma de remover esta mensagem. A partir do segundo envio não aparecerá mais, bastando manter o OutLook/Mail aberto.

    Em todas as configurações (OutLook/WLM) o item "Meu servidor requer autenticação" na pasta Servidores permanece ativa.

    OutLook Office:
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